Um grande bólido foi visto nos céus da Bahia essa noite (15 de junho). A Estação BRAMON MDE1/BA, administrada pelo Alexsandro Mota, registrou a passagem do meteoroide pela atmosfera. O vídeo é impressionante e mostra o meteoro cortando todo o campo de visão da câmera. Confira:
As nuvens presentes no momento, atrapalharam um pouco a medição de seu brilho, mas estimamos algo em torno de -8. Ele foi previamente associado à chuva de meteoros June iota Pegasids, uma chuva menor proposta por Greaves em 2012 que tem seu radiante na Constelação de Pegasus. Entretanto, sua classificação definitiva só será possível se houver uma segunda imagem que nos permita extrair maiores informações sobre a órbita do meteoroide antes de entrar na atmosfera.
Também se uma segunda imagem não é possível realizar a triangulação, mas se a associação à June iota Pegasids for correta, isso sugeria uma trajetória de nordeste para sudoeste, possivelmente na direção da cidade de Mundo Novo, na região central do Estado da Bahia.
Aproveitamos para solicitar a quem for da Bahia e tiver acesso à câmeras de segurança externa, que verifiquem se não houve o registro desse bólido. Entrem em contato conosco e mandem seus relatos, vídeos e fotos.
https://www.facebook.com/bramonbr/