O primeiro meteorito do asteroide 2018 LA foi encontrado na Reserva Central de Caça do Kalahari em Botswana.
A determinação da área de queda dos fragmentos dos meteoritos originados do asteroide que entrou a atmosfera na noite de 02 de junho de 2018 envolveu um esforço multinacional com a cooperação entre o Instituto SETI (NASA) e da Rede Finlandesa de Fireballs (FNN). As buscas e curadoria dos meteoritos ainda envolvem a Universidade Internacional de Ciência e Tecnologia de Botsuana, Instituto de Geociências do Botswana e o Instituto de Pesquisa Okavango da Universidade de Botswana bem como pesquisadores da Wits University, África do Sul.
A área de dispersão dos fragmentos foi estimada em 200 km2 dentro da reserva de caça do Kalahari, uma região difícil com a presença de leões, cobras venenosas, vegetação alta, arbustos espinhosos e areia que tornam as buscas um perigoso desafio. Mas após cinco dias de busca um pequeno fragmento de 3cm de diâmetro foi finalmente descoberto entre a vegetação.
E certamente muito mais fragmentos ainda serão descobertos, cálculos realizados pela American Meteor Society e pela BRAMON apontam uma massa total de meteoritos em torno de 1 tonelada!
Esta é a terceira vez na história que um asteroide em vias de colisão efetiva com nosso planeta foi detectado ainda no espaço poucas horas antes da colisão e apenas a segunda vez que meteoritos restantes do corpo foram recuperados.
Além de seu valor científico no entendimento da formação do próprio sistema solar, o estudo desses meteoritos poderão ajudar no desenvolvimento de técnicas de detecção e mitigação de ameaças de asteroides que tenham chances de colidir com nosso planeta.
Fontes e mais informações em:
– https://m.phys.org/news/2018-07-fragment-impacting-asteroid-recovered-botswana.html
– https://www.avaruus.fi/uutiset/tahtiharrastus-ja-taivaanilmiot/botswanasta-historiallinen-meteoriittiloyto-ursan-tulipallotyoryhma-mallinsi-putoamisen-yhdysvaltalaisten-kanssa.html
– http://www.bramonmeteor.org/bramon/asteroide-recem-descoberto-teria-atingido-a-terra-nesse-dia-02/