O astrofotógrafo Gabriel Zaparolli registrou o momento exato em que um meteoro cortou o céu durante uma sessão de fotos no Paredão das Furnas, cartão postal de Torres no Rio Grande do Sul.
Ao perceber que havia registrado o meteoro, Gabriel, que também integra a BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, avisou seus colegas que rapidamente encontraram o registro em outras duas câmeras da Rede em Monte Castelo, Santa Catarina e em Taquara, também no Rio Grande do Sul.
Confira no vídeo abaixo:
A partir da triangulação das imagens foi possível calcular sua trajetória e sua órbita.
O meteoro iniciou sua fase visível às 23:59 TU (20:59 no horário local) do dia 18 de maio a 74 Km de altitude sobre o oceano e viajando a 16,1 Km/s (~ 58 mil Km/h) até ser completamente vaporizado pela atmosfera a 45,6 Km de altitude, ainda sobre o Oceano, cerca de 10 Km do litoral gaúcho, na altura de Capão Novo.
Sua órbita indica um meteoro esporádico proveniente do cinturão principal de asteroides, com um periélio de 0,8 UA, semieixo maior de 2,3 UA e inclinação de 6,2°.
Além da belíssima foto do Gabriel Zaparolli, também captaram o meteoro a estação allsky CFJ10/RS em Taquara, operada pelo Dr. Carlos Jung (Observatório Heller & Jung) e a estação JJS2/SC em Monte Castelo, operada por Jocimar Justino de Souza.