Um grande bólido foi observado na manhã desse sábado, 10 de outubro, no Ceará. De diversas partes do Estado e até mesmo do Rio Grande do Norte, surgiram vários relatos de avistamento do fenômeno e também da ocorrência de um forte estrondo seguido de tremores em paredes e janelas em localidades no entorno do Maciço do Baturité.
O fenômeno foi tão intenso que foi registrado do espaço. A 36 mil quilômetros de altitude, o satélite meteorológico GOES-16 detectou um grande flash em seu instrumento GLM, que mapeia os relâmpagos em nossa atmosfera. Como não havia nuvens de tempestade na região, o flash só poderia estar relacionado à passagem do meteoro pela atmosfera.
No mesmo horário em que o GOES-16 detectou o flash, às 06:42 da manhã, o bólido foi registrado, entre as nuvens, em uma câmera do Clima ao Vivo em Fortaleza.
Participe!
No momento, a BRAMON trabalha buscando por outras imagens que possam ajudar na determinação da massa e da trajetória do meteoro pela atmosfera. Isso é de fundamental importância para os cálculos da massa resultante, que indicaria a possibilidade de meteoritos em solo e sua provável área de dispersão. Se você possui ou conhece alguém que possui câmeras de segurança que possam ter filmando o fenômeno, entre em contato pelo email bramon@bramonmeteor.org ou pelo nosso Whatsapp (61-4042-3534)
Se você viu ou registrou esse bólido, mande seu relato para bramon.imo.net e contribua com esse trabalho.