Esta foi uma autêntica chuva de meteoritos com mais de 3000 fragmentos de um condrito L6 que ocorreu ao norte da cidade L’Aigle, na Normandia, França, 70km a oeste de Paris. O evento ocorreu as 13h (horário local) em 26 de abril de 1803. Mais de 37kg de matéria foi recuperado. Este foi um evento muito importante para o início da discussão científica para o entendimento dos meteoritos e suas origens.
Até aquela data, a ideia de que rochas poderiam cair do céu era tida como fantástica demais. E qualquer queda de meteorito era tratada com ceticismo. mas, no evento de L’Aigle, a Academia Francesa de Ciências enviou o jovem Jean-Baptise Biot para investigar. Seu minucioso trabalho e posterior relatório descrevendo a certeza da origem extraterrestre daquelas rochas dando origem à Ciência de meteoros.
L’Aigle marca a primeira recuperação de peças de meteoritos com mapeamento dos locais. Hoje, esta técnica de mapeamento recebe o nome de “Strewn field”.
Mapa de L’Aigle/Peças do meteorito L’Aigle.
Texto e Edição: Lauriston Trindade*
*Lauriston Trindade é graduando em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Integrante da BRAMON desde 2015. Co-descobridor de chuvas de meteoros e membro da International Meteor Organization (IMO).