No dia 24/08 por volta de 23h39 uma imensa e brilhante bola de fogo foi vista cruzando os céus dos estados do sul do Brasil.
O fenômeno foi capturado por várias câmeras da Bramon e por dezenas de pessoas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A bola de fogo foi causada pela reentrada do estágio superior do foguete Soyuz 2.1-A, lançado em 22 de agosto de 2023, por volta de 22 horas (hora de Brasília) no Cazaquistão rumo a estação espacial na missão Progress MS-24 . O estágio do foguete, denominado SL-4 R/B pesava cerca de 2,3 toneladas e media mais de 6 metros de comprimento.
Nas redes sociais dezenas de vídeos e fotografias da espetacular reentrada viralizaram, uma vez que o fenômeno durou tempo suficiente para se fazer belas imagens.
Reentradas desse tipo estão se tornado cada vez mais comuns, uma vez que a quantidade de lançamentos orbitais tem aumentado substancialmente nos ultimos anos, o que causa certa preocupação pois existe a possibilidade real dos restos mais resistentes dos artefatos resistirem a reentrada e chegarem ao solo.
No dia 16 de março de 2022 uma grande peça de metal, identificada pela Bramon como a tubeira do segundo estágio de um foguete Falcon 9, da SpaceX, foi encontrado no Paraná. A peça pesava aproximadamente meia tonelada e poderia ter causado grandes danos caso tivesse caído em uma área urbana.
A Bramon está trabalhando na definição da trajetória final do lixo espacial para determinar possíveis locais de queda de detritos que possam ter sobrevivido à reentrada.
Se você filmou ou observou o evento, pode enviar seu relato para nosso formulário.
Assim que a rede obtiver mais informações, atualizaremos esta postagem.
Vídeo do lançamento da missão Progress MS-24
Enquanto isso em Bento Gonçalves / Rio Grande do Sul #meteoro pic.twitter.com/VkVOB6Zdoz
— Eduardo F. Capitanio (@educapitanio) August 25, 2023
Meteoro ou satélite? Eu e o @fabianobyas registramos aqui em Bento Gonçalves/RS, às 23h43. pic.twitter.com/Hj1JTbAnNW
— Felipe Camozzato (@felipecamozzato) August 25, 2023