Um grande meteoro cruzou os céus de Minas Gerais, iluminou o madrugada desse dia 20 de maio de 2020 e foi detectado por duas câmeras da BRAMON e por diversas câmeras do climaaovivo.com.br. Confira no vídeo abaixo:
O alerta foi dado pela manhã através das redes sociais e do Cristóvão Jacques, que detectou o clarão gerado pelo meteoro na câmera allsky do SONEAR em Oliveira, MG. Pouco depois, Welter Mesquita, membro da BRAMON, informou que sua estação WMV1/MG havia detectado o meteoro muito brilhante às 06:36 TU (03:36 no horário de Brasília).
Além da estação do Welter, o meteoro também foi detectado pela estação IDS1/MG gerenciada por Ivan Soares em Patos de Minas, e por outras 7 câmeras do climaaovivo.com.br em Piumhi – MG, Lagoa da Prata – MG, Oliveira – MG, Carmo da Mata – MG, Morro Agudo – SP, Araçoiaba da Serra – SP e Rio Bonito – RJ.
As análises preliminares realizadas a partir da triangulação das imagens apontam para uma trajetória de iniciada a 111 Km de altitude acima do município de Varginha seguindo na direção norte a uma velocidade de cerca de 28,74 Km/s (103,5 mil Km/h) até se fragmentar a 22,3 Km de altitude a Norte do município de Formiga, em Minas Gerais.
O meteoro foi classificado como esporádico (não associado a nenhuma chuva de meteoros conhecida), apresentando uma órbita bastante inclinada (51,2° em relação à eclíptica) com periélio a 0,8 UA e semieixo maior de 1,37 UA.